Publicado em Deixe um comentário

PARQUE ECOLÓGICO DOS PINHEIROS – GRAMADO

Gramado dispõe de seis parques ecológicos municipais direcionados à conservação ambiental. Na maior parte deles é possível obter acesso por caminhadas e trilhas diversas. Dentre eles há o Parque dos Pinheiros, que desde o inicio do ano tem sido aberto aos dois últimos finais de semana de cada mês, após ter passado por uma revitalização.

Criado para ser o maior atrativo turístico público da Serra, o parque deveria ter sido inaugurado em 2010, mas por problemas burocráticos, prestações de contas e embargos ambientais, o local se deteriorou e precisou então de reformas estruturais nas partes construídas em madeira e na rede elétrica, além de refazer as trilhas ecológicas em meio a mata nativa.

Também foram buscadas as licenças ambientais e o Plano de Prevenção contra Incêndio do local. Na reforma, a prefeitura investiu R$ 929 mil de recursos próprios. A proposta inicial é de que o espaço seja utilizado para estudos ambientais e contemplação da natureza em visitas guiadas por trilhas ecológicas na mata.

Com 133 hectares, o parque tem sede administrativa, lojas, sanitários, trapiche e café. O Parque dos Pinheiros é uma área rica para conservação e pesquisa ambiental e contemplação de cursos hídricos, fauna e vegetação. A licença atual permite apenas pequenas embarcações sem motor, provavelmente com futura concessão que instale barcos a remo ou pedalinhos. Atualmente é possível fazer atividades de ecoturismo, caminhadas e piquenique nas áreas de livre circulação – mas é proibido acender fogo para churrasco e outros fins.

A área fica a cerca 5 quilômetros do centro da cidade e existe a ideia de criar uma ciclovia de acesso. Hoje, a entrada no parque ainda ocorre em momentos específicos, quando há atividades da prefeitura em dias pré-estabelecidos pela secretaria do meio ambiente no site www.gramado.rs.gov.br/secretarias/meio-ambiente.

Consulte a Gramado Online para maiores informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *